TRABALHO DE FILOSOFIA

04/05/2012 17:21

 

 

Dados:

 

Escola: E. E. Prof. Mario marques de oliveira,

Professor: Cícero de Freitas Agostinho     [X] Ensino Médio           Série:  3º ano

Nome do Aluno_____________________________________________________________________

Classe:___________

Data:_____________ Conceito:_____________

 

 

 

 

QUESTÃO 01

 

A) Pense na variedade dos fenômenos naturais e responda: por que, em sua opinião, as explicações míticas e religiosas tornaram-se insuficientes, para os gregos, à época do início do pensamento filosófico?

 

B) Qual a relação entre as indagações dos pré-socráticos e o desenvolvimento das disciplinas como a física, a biologia, a astronomia, a química e outras ciências naturais?

QUESTÃO 02 – Leia o trecho abaixo:

 

“Tudo flui, tudo passa, tudo se move sem cessar. A vida se transforma em morte, a morte em vida; o úmido seca, o seco umedece; a noite torna-se dia, o dia torna-se noite; a vigília cede ao sono, o sono cede à vigília; o jovem torna-se velho, o velho se faz criança. O mundo é um perpétuo renascer e morrer, rejuvenecer e envelhecer. Tudo tem o seu ser, mas também o não-ser.”

HERÁCLITO. Alegorias.

 

Com base no trecho acima, nas ideias acerca do devir (vir-a-ser) de Heráclito, REDIJA um texto, explicando no ponto de vista do pensamento de Heráclito se é possível ou não a recuperação de pessoas que praticam injustiças (roubos, crimes entre outros).

QUESTÃO 03  Com base no pensamento de Sócrates responda:

 

A) EXPLIQUE, com suas palavras, a ironia e a maiêutica, procedimentos usados por Sócrates para chegar ao verdadeiro conhecimento.

 

B) “Só sei que nada sei”, frase atribuída a Sócrates, é aparentemente uma afirmação contraditória. Qual a importância desse preceito nas ideias defendidas pelo filósofo?

 

QUESTÃO 04 Com base em nossas discussões em sala de aula a respeito do Senso Comum e Senso Crítico – e de acordo com o pensamento de Platão a respeito da Alegoria da Caverna (A República, livro VII) estudados em sala de aula – REDIJA um texto, explicando o que é a Alegoria da Caverna, qual é o papel do filósofo de acordo com a alegoria.

 

 

Voltar