Origem do termo e definição

22/02/2012 17:22

ORIGEM DO TERMO E DEFINIÇÃO

 

AUTOR: CICERO FREITAS

A palavra moral e ética gerou muita confusão, e que teve origem na própria etimologia dessas duas palavras, sendo que a palavra (éthiká) ética provém do vocábulo grego éthos que significa caráter, modo de ser, conduta, já a palavra moral provém do vocábulo latino mos ou mores que significa costume ou costumes. Contudo mesmo tendo origem distinta essas duas palavras possuem significado semelhante.

Esta idéia confirma o que pensa Henrique C. de Lima Vaz que diz que a palavra ética tem origem em dois vocábulos gregos: ethos (com eta inicial) que pode ser traduzido por costume, hábito e ethos com épsilon inicial que pode ser traduzido por morada do ser, caráter, maneira de ser de uma pessoa.

Adolfo Sanches Vásquez em seu livro ética, nos dar uma breve definição. Diz ele, "a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma especifica de comportamento humano. (VÁSQUES, 1995: 12).

Contudo o ethos como caráter, morada do ser e mos, mores, como costume ou costumes, se refere principalmente ao comportamento que é adquirido por hábito, ou seja, mediante o exercício, a prática, a ação do qual já se referia Aristóteles dizendo que as coisas que temos de aprender antes de fazer, aprendemos fazendo, isto é, a ética é a ciência do ethos, ou dos costumes.

Porém apesar de ambas as palavras buscarem o aperfeiçoamento da conduta e do caráter humano, a moral e a ética se diferem em muitos aspectos, a moral geralmente se refere a um conjunto de normas, prescrições e regras, também se distingue por ser temporal, isto é, por ser um conjunto de regras que foram estabelecidas por convenções sociais ou culturais, isso significa que muda conforme a cultura e os valores que se apresentam. Por isso que a moral parece ser um saber que não tem um fundamento sólido.

Por outro lado, a moral procura resolver os problemas de modo concreto e imediato, além disso, agir moralmente significa reconhecer como verdadeira uma norma exterior que você assimilou como digna de ser cumprida, desta maneira o ato de decidir não é natural, mas é o resultado de uma reflexão.

Em contrapartida a ética difere da moral em dois aspectos fundamentais, dentre estes: o seu objetivo e o seu objeto. Em primeiro lugar a ética parece fundar-se num tipo de saber atemporal, isto é, que não muda de acordo com a cultura, época ou gosto, mas consiste num saber que se mostra sempre estável.

A ética também possui como objeto de estudo a moral, isto é, os diversos costumes e comportamentos humanos. Assim, a ética se caracteriza por ser uma reflexão filosófica sobre os valores e as normas morais. Nesse sentido escreve Vázques, "a ética poderá dizer-lhe, em geral, o que é um comportamento pautado por normas, ou em que consiste o fim- o bom –visado pelo comportamento moral, do qual faz parte o procedimento do individuo concreto ou de todos" (VÁSQUEZ, 1995: 7).

De fato, a análise precedente nos indica em sua acepção mais geral que a ética é um estudo cuja finalidade primária é investigar o comportamento humano. Esta atua em primeiro lugar em beneficio do bem comum, de maneira que a pessoa descobre com entusiasmo no fundo de sua consciência, uma lei que lhes manda fazer o bem e rejeitar o mal, e que não o deu a si mesmo. Isto significa que o conhecimento de tal lei que foi dado ao homem por Deus, tem como finalidade propiciar ao ser humano, chegar numa exata discriminação do bem e do mal, nesse sentido escreve Vázquez em outro lugar. "a ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerado, porém na sua totalidade, diversidade e variedade". Insiste novamente Adolfo Sanches Vásquez. (VÁSQUEZ, 1995: 11).

Ética tem a ver com o "bem" ou o "bom", isto é, o conjunto de virtudes que proporciona uma vida feliz e uma harmonia social. Esta investigação do que seria o bem já teve inicio na antiguidade grega, com o estabelecimento da polis grega e a busca do bem coletivo, por isso o bom implica virtudes, pois para se viver bem é necessário adquirir um conjunto de valores que possibilitem viver em harmonia na sociedade. Contudo dentre os filósofos que se propuseram essa investigação se situa Aristóteles.

Voltar